Imigrantes e Refugiados: Deslocamentos em Um Mundo em Crise
5 Jun a 12 Jun
Local: Cinema e Teatro | CCBB SP
Horário: Terça, às 19h30
O projeto reúne renomados sociólogos, antropólogos e psicanalistas que, em cinco atividades, compreendendo palestras e debates, enfatizam aspectos culturais, políticos, sociais e subjetivos do tema. Os encontros acontecem sempre após uma apresentação artística (espetáculo teatral, filme e música) vinculada ao assunto.
Programação:
* 5 de junho: Trauma e Deslocamentos Humanos: Imigração e Refúgio
Nessa data são abordadas as dimensões subjetivas, vivências e percursos dos imigrantes e refugiados que se vêem forçados a sair de sua terra natal por guerras, perseguições políticas e outras formas de violência que geram perdas e têm o trauma como conseqüência do deslocamento. O silêncio, gerado por vivências de humilhação, produz rupturas e impasses pela clivagem dos tempos, e, assim, as histórias pessoais e culturais não podem ser contadas e compartilhadas. A presença do outro que se constitua em testemunha, possibilita a retomada da palavra sobre as experiências de perda e, com ela, a reorganização da história pessoal, que necessariamente se entrelaça à política. Palestrantes: Márcio Seligmann-Silva (UNICAMP), Ana Maria Medeiros da Costa (UERJ, APPOA) / Coordenador: Reginaldo Nasser (PUC-SP).
Exibição do curta-metragem: “Home-vídeo”, direção de Lucas Rached
* 12 de junho: Políticas para Imigrantes e Refugiados
No evento é amplamente discutido e debatido o lugar das políticas de acolhimento dos imigrantes e refugiados, seja nas políticas do Estado, seja na atuação de projetos sociais de parceiros da sociedade civil e religiosa. São abordadas as demandas e necessidades dos imigrantes e refugiados relativas à documentação e às dificuldades de obtenção de emprego para os refugiados. Os debatedores questionam as políticas que englobam não somente a facilitação da entrada e documentação dos imigrantes e refugiados como também o combate à discriminação, ao preconceito e à xenofobia que impedem o seu acolhimento e integração na sociedade brasileira.
Debatedores: Paulo Abrão (Secretário Nacional de Justiça, PUC-RS e Universidade Católica de Brasília), Paolo Parise (Instituto de Teologia São Paulo-Itesp) / Mediador: Mauro Iasi (professor na UFRJ).
Apresentação musical: percussão, violão e canto: WEM e Rodrigo Fuji.